A fila de agendamento de inspeções internacionais para certificação de boas práticas de fabricação de medicamentos foi eliminada. As empresas cuja análise de risco indicou necessidade de inspeção estão sendo contatadas para o agendamento em aproximadamente dois meses da data do protocolo e as inspeções estão ocorrendo em média cinco meses após o protocolo da petição.
Os resultados mostram que a Anvisa tornou mais rápido o atendimento aos pedidos, superando a meta institucional, que é de seis meses. Essa celeridade favorece a missão de assegurar que apenas medicamentos de qualidade possam ser importados e contribui também para a agilidade no acesso da população brasileira a novas terapias.
Empresas que queiram adiantar inspeções já agendadas para o segundo semestre deste ano podem entrar em contato com a Gerência de Inspeção e Fiscalização de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos (Gimed) da Anvisa, pelo e-mail gimed@anvisa.gov.br. Há disponibilidade e capacidade operacional para antecipar inspeções do segundo semestre para os meses de junho e julho.